terça-feira, 27 de setembro de 2005

Elvis Presley - Stuck On You / Fame and Fortune

O mundo havia mudado. O tempo em que Elvis passou no exército, longe na Alemanha, o tinha mantido afastado da indústria fonográfica por longos dois anos. Nesse meio tempo astros de sua época afundaram, foram presos, morreram em acidentes e o cenário de estrelas musicais em evidência era outro completamente diferente. A indústria ciente da força do mercado juvenil investiu fortemente em ídolos muitos jovens (na faixa de 16 anos), com visual impecável, comportamento exemplar e bom mocismo. O rock de astros negros como Chuck Berry e Little Richard tinha ficado para trás.

As canções que faziam sucesso agora eram da linha pop romântica adolescente. Nada de rebeldia ou afronta aos valores dos pais. As letras falavam geralmente do mesmo tema, a paixão na escola, a garota ideal, o romantismo de tentar conquistá-la. O romantismo pueril estava de volta. O curioso é que houve um grande retrocesso nas próprias letras, se nas músicas de Chuck Berry ele usava de carrões para dar uns amassos nas garotas, os personagens do novo bom mocismo tinham um outro comportamento. Agora os carinhas das músicas usavam os carros dos pais (obviamente emprestados) para levar as mocinhas aos bailes da escola. Tudo muito bem comportado, é bom explicar. Nada de cruzar o sinal como fazia Berry.
 
Diante desse novo cenário a música de Elvis também mudou. Nos primeiros singles que Presley lançou logo após deixar o exército praticamente não havia mais rocks (e os que apareciam eram muito suaves). Ele se concentrou em também abraçar um pop romântico mais inofensivo. Um exemplo disso é esse seu primeiro compacto após voltar para a vida artística nos EUA. “Stuck On You / Fame and Fortune” é um single pop por excelência.

Nas paradas reinava há nove semanas a ultra romântica "Theme from A Summer Place" de Percy Faith. Embora tivesse uma melodia lindíssima – que até hoje emociona – aquilo definitivamente não tinha mais nada a ver com Rock ´n´ Roll. Elvis, a RCA e o Coronel Parker preferiram ir por essa linha ao invés de tentar ressuscitar o velho Rock dos anos 50, que agora cheirava mal e causava desconfiança nos mais velhos. Afinal Elvis havia virado também um bom moço, após servir o exército e sair com ficha impecável em seu serviço militar. Sai o Elvis roqueiro e entra o Elvis pop. Apesar disso nenhuma das faixas deixam a desejar, são inegavelmente boas canções, belamente executadas, mas que não tinham mais nenhum sinal do bom e velho rock de Elvis Presley. Pois é, o mundo havia mudado e o Rei... do Rock também.

Elvis Presley - Stuck On You / Fame and Fortune (1960)
Elvis Presley (vocais e guitarra) / Hank Garland (baixo e guitarra) / Scotty Moore (guitarra) / Bob Moore (baixo) / D.J. Fontana (bateria) / Murrey "Buddy" Harman (bateria) / Floyd Cramer (piano) / The Jordanaires: Gordon Stoker, Hoyt Hawkins, Neal Matthews e Ray Walker (Backup Vocals) / Prudução: Steve Sholes e Chet Atkins / Engenheiro de Som: Bill Porter / Local de Gravação: RCA Studio B, Nashville, Tennessee, EUA.

Stuck On You (Aaron Schroeder - J. Leslie McFarland) - You can shake an apple off an apple tree / Shake-a, shake- sugar, / But you'll never shake me / Uh-uh-uh / No-sir-ee, uh, uh / I'm gonna stick like glue, / Stick because I'm Stuck on you / Gonna run my fingers thru your long black hair / Squeeze you tighter than a grizzly bear / Uh-uh-uh, / Yes-sir-ee, uh, uh / I'm gonna stick like glue / Stick, because I'm Stuck on you / Hide in the kitchen, hide in the hall / Ain't gonna do you no good at all / 'Cause once I catch ya and the kissin' starts / A team o' wild horses couldn't tear us apart / Try to take a tiger from his daddy's side / That's how love is gonna keep us tied / Uh-uh-uh / Yes-sir-ee, uh,uh / I'm gonna stick like glue / Stick, because I'm Stuck on you / Hide in the kitchen, hide in the hall / Ain't gonna do you no good at all / 'Cause once I catch ya and the kissin' starts / A team o' wild horses couldn't tear us apart / Try to take a tiger from his daddy's side / That's how love is gonna keep us tied / Uh-uh-uh / Yes-sir-ee, uh,uh / I'm gonna stick like glue / Stick, because I'm Stuck on you / I'm gonna stick like glue / Stick, because I'm Stuck on you / I'm gonna stick like glue / Stick, because I'm Stuck on you / Gravado no dia 21 de março de 1960.

Fame And Fortune (Fred Wise - Ben Weisman) - Fame and fortune / how empty they can be / But when I hold you in my arms / That's heaven to me / Who cares for fame and fortune / They're only passing things / But the touch of your lips on mine / Makes me feel like a king / Your kind of love is a treasure I hold / It's so much greater / than silver or gold / I know that I have nothing / If you should go away / But to know that you love me / Brings fame and fortune my way / But to know that you love me / Brings fame and fortune my way / Gravado no dia 21 de março de 1960.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Pablo Aluísio
    Elvis Presley - Stuck On You / Fame and Fortune
    Pablo Aluísio e Erick Steve.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    Não tem coisa mais sintomática, ou mais triste, da "higienização" que foi feita no rock no inicio da década de "60, do que ouvir o boboca carola do Pat Boone, cantando Blue Swede Shoes com arranjo orquestrado. Se ainda não viu esse ultraje, segue link abaixo. Cara, e ai o Elvis volta do Exercito e em vez de defender a musica que ele havia inventado, não, vai lá e joga um pá da cal em cima.

    https://www.youtube.com/watch?v=tCDAC347PSM

    ResponderExcluir
  3. Eu costumo dizer que a cultura jovem nasce com James Dean, Elvis Presley e Marlon Brando nos anos 1950. Já a cultura "teen" só surge no começo dos anos 60, justamente com essa turminha do Frankie Avalon, Neil Sedaka, etc. Era outra coisa, outro movimento, sai a rebeldia com casaco de couro e motos e entra algo adocicado, inofensivo, feito algodão doce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu citei o Pat Boone porque, pelo menos, o padrão dele como cantor é comparável ao Elvis. Frankie Avalon et caterva eu não considero nem medíocres nesse olimpo do rock.

      Excluir
  4. Ficaram conhecidos como a turma da praia, por causa dos filmes de verão. Realmente não era Mozart e nem Bach... rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Ainda mantenho uma cópia do acetato 45RPM original em minha coleção. Cinquenta e oito anos depois já não se consegue ouvir com perfeição, porque é um tipo de reprodução sonora baseada em meio analógico. Lembrando que a gravação original foi feita justamente para esse tipo de vinil. É uma peça rara, de colecionador.

    ResponderExcluir
  6. Bela aquisição Erick. Alguns anos atrás saiu um box com todos os singles, réplicas perfeitas, na Inglaterra e Europa ocidental.

    ResponderExcluir